domingo, 10 de junho de 2012

Aumenta o número de pais que preferem ensinar filhos em casa.

Família Silva - educação em casa

Mesmo considerado ilegal, o ensino domiciliar tem conquistado mais adeptos no país. Segundo dados da Aned (Associação Nacional de Ensino Domiciliar) ao menos mil famílias educam os filhos em casa (eram 250 em 2009).
Em Minas Gerais, Estado com maior número (200), ao menos nove famílias são processadas e uma foi condenada pela Justiça ao pagamento de multa. Em Timóteo (215 km de Belo Horizonte), 21 famílias planejam uma ação na Justiça para educar os filhos "com liberdade".
'Queremos sair da clandestinidade", diz o empresário Cléber Nunes, 48 anos, coordenador da Anplia (Aliança Nacional para Proteção à Liberdade de Instruir e Aprender), que educa os filhos em casa. Esses pais criticam a violência e a má qualidade do ensino público.
Os educadores contrários à iniciativa dizem que a educação domiciliar impede que as crianças lidem com as diferenças e a pluralidade.

2 comentários:

  1. essa é mais uma atitude contraria a socialização. é um absurdo isso. e quem não tem condições de educar em casa faz o que?

    ResponderExcluir
  2. Esse aumento dar-se-a falta de compromisso dos governantes, professores ( a quem caiba a carapuça) e dos próprios pais que não se comprometem em fazer o acompanhamento da vida escolar dos seus filhos, aqueles pais que não fiscalizam e denunciam as mazelas para com os recursos da educação, e por ai vai. Desculpe-me Jamil, mais essa é uma maneira de fugir da realidade, essa atitude é compreendida como uma atitude de medo e de enfretamento, que ao meu ver, ensino ao meu filho em casa, que não deixa de ser complemento, mais e os impostos que pago para ter educação de boa qualidade, será que é atitude digna? tenho dito que não adianta ter o meu filho como qualificado para viver o mundo de hoje, pois o filho do meu vizinho poderá cooptá-lo, temos que pensar em atitudes e ações coletivas, meus filhos e os dos meus viznhos são detentores dos mesmos direitos. Viva a Educação de Qualidade para todos.

    ResponderExcluir